E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

I Seminário Mineiro Hospitais Saudáveis - Santa Casa BH 2019 - dias 04 e 05 de setembro, em Belo Horizonte (MG)


I SEMINÁRIO MINEIRO HOSPITAIS SAUDÁVEIS
 
I SEMINÁRIO MINEIRO HOSPITAIS SAUDÁVEIS
I WORKSHOP PROJETO HOSPITAIS SAUDÁVEIS E DESAFIOS CLIMA, RESÍDUOS E COMPRAS SUSTENTÁVEIS
SANTA CASA DE BELO HORIZONTE - 4 e 5 de setembro de 2019
 
 
DESCRIÇÃO DO EVENTO
O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) em parceria com a Santa Casa Belo Horizonte e com o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais promoverá, nos dias 04 e 05 de setembro de 2019, o “I Seminário Mineiro Hospitais Saudáveis, tendo como tema os desafios: "A Saúde Pelo Clima", "Resíduos" e "Compras Sustentáveis na Saúde”.
 
O PHS representa no Brasil a Rede Hospitais Verdes e Saudáveis, organização de âmbito global coordenada pela ONG Saúde Sem Dano, que reúne mais de 30 mil organizações de saúde em todos os continentes. Esta rede mundial de organizações de saúde está comprometida com uma agenda de 10 temas de saúde ambiental, dentre os quais destacaremos neste evento: clima, resíduos e compras. Neste seminário, abordaremos boas práticas e exemplos de gestão ambiental responsável, bem como o debate de políticas públicas e institucionais que promovam a sustentabilidade ambiental das cadeias produtivas e de consumo no setor saúde e, consequentemente, a melhora dos indicadores globais de saúde.
 

TEMAS ABORDADOS

 

Compras Sustentáveis: O setor saúde no Brasil movimenta cerca de 9% do PIB (Produto Interno Bruto), ou seja, é não apenas econômica e socialmente relevante como gerencia um imenso orçamento capaz de influenciar mercados e cadeias produtivas, além de promover inovação sustentável e redução de impactos ambientais e sanitários. Para que isso aconteça, temos muito a aprimorar em nossas práticas de administrativas e na conscientização dos técnicos e gestores.

O Projeto Compras Sustentáveis na Saúde é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, implementado em conjunto com a organização global Saúde Sem Dano. Veja mais em https://www.hospitaissaudaveis.org/biblioteca_det.asp?biblioteca_id=342. O consumo consciente tem potencial de reduzir drasticamente a geração de resíduos, em especial substâncias tóxicas, embalagens e materiais não recicláveis. Também é fundamental para preservar recursos, priorizando tecnologias mais eficientes em água e energia e é ainda uma ferramenta decisiva na redução das emissões de gases de efeito estufa, em particular no que tange às emissões do escopo 3 (emissões associadas aos produtos consumidos), que representam mais de 70% da pegada de carbono dos sistemas de saúde.

 

Mudanças Climáticas: A Organização Mundial da Saúde, assim como os principais centros de pesquisa em saúde pública do mundo alertam para o fato de que a mudança do clima afetará diretamente a capacidade dos sistemas de saúde em desempenhar suas atividades, não apenas pelos efeitos de desastres naturais, que se tornarão mais frequentes, como pela redução do acesso a recursos essenciais, como água, energia ou mesmo financiamento adequado às ações de saúde, já que a crise climática acarretará também gigantescos impactos econômicos e sociais.

O sucesso no combate à mudança do clima é de grande interesse das próprias organizações de saúde, as quais devem participar ativamente não apenas dos esforços de adaptação à essa nova classe de ameaças à saúde pública e aumento da carga de doenças, como também assumir posição de liderança no esforço global para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em todas as atividades, inclusive a própria assistência à saúde, que nos diz respeito diretamente.

 

Ao criar um espaço de reflexão crítica com profissionais do setor de assistência e suporte à saúde e de vigilância sanitária, gestores públicos, legisladores, organizações ambientalistas, pesquisadores, acadêmicos e demais profissionais com interesse no assunto, espera-se com este seminário:

• Mobilizar organizações de saúde a promoverem políticas de suprimentos alinhadas com a defesa da saúde pública ambiental, tendo como objetivo proporcionar o aumento da demanda por produtos sustentáveis e redução daqueles que sejam mais prejudiciais ao meio ambiente e à saúde;

• Estimular e encorajar organizações de saúde a tomar medidas concretas para minimizar os efeitos das mudanças do clima e implementar medidas em defesa da saúde pública ambiental;

• Promover a gestão responsável e efetiva dos impactos ambientais das atividades de saúde, em especial pela disseminação de conhecimento e adoção de metodologias, indicadores e referenciais adequados.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

04/09/2019 - I Seminário Mineiro Hospitais Saudáveis: Compras Sustentáveis e Mudanças Climáticas (Salão Nobre - Rua Ceará, 333, Santa Efigênia)

 

8h30 às 9h – Credenciamento | Café com Prosa (Coffee Break).

 

9h às 9h30 – Abertura com autoridades e representantes das entidades promotoras

PARTICIPANTES: Vital de Oliveira Ribeiro Filho (Centro de Vigilância Sanitária - CVS da Secretaria da Saúde do Estado de SP e Projeto Hospitais Saudáveis - PHS); Gonçalo de Abreu Barbosa (Santa Casa BH - SCBH); Andréa Silveira (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - HC UFMG-EBSERH); Lídia Lima - Presidente Executiva do PHS e Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR EBSERH); Representante da Secretaria do Estado da Saúde - SES; Representante da Secretaria Municipal da Saúde - SMS.

 

9h30 às 10h – Palestra de apresentação: Projeto Hospitais Saudáveis.

PALESTRANTE: Noil Amorim de Menezes Cussiol - PHS.

 

10h às 10h40 – Painel Temático 1: A mudança do clima, novos riscos e desafios para a gestão da assistência à saúde e da saúde ambiental no Brasil.

PALESTRANTE: Jonas Age Saide Schwartzman - PHS e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM.

 

10h40 às 11h20 – Painel Temático 2: Energia de baixo carbono: energia mais limpa, renovável e economicamente competitiva.

PALESTRANTE: Representante da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

 

11h20 às 12h – Painel Temático 3: Compras Sustentáveis na Saúde: Reduzindo os danos às pessoas e ao meio ambiente decorrentes da produção, do uso e do descarte de produtos para a assistência à saúde.

PALESTRANTE: Vital de Oliveira Ribeiro Filho – CVS/SES-SP e PHS.

 

12h30 às 13h30 – Intervalo para almoço.

 

13h30 às 15h45 – Mesa redonda 1: Compras sustentáveis no setor saúde: desafios e oportunidades.

COORDENADOR: Vital de Oliveira Ribeiro Filho - CVS/SES-SP e PHS.

PALESTRANTES: 1. Luiz Fernando de Freitas Magalhães - Santa Casa de Belo Horizonte; 2. Lídia Lima - Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC UFPR-EBSERH); 3. Dulciene Cristina da Silva Ferreira - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC UFMG-EBSERH); 4. Lorena Prezotti Rodrigues - Fundação Hemominas.

 

15h45 às 16h40 – Mesa redonda 2: Gestão de resíduos sólidos e líquidos em Belo Horizonte.

COORDENADOR: José Daniel - Santa Casa Belo Horizonte;

PALESTRANTES: 1. Elci de Souza dos Santos - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - HC UFMG-EBSERH; Karine Diniz Soares - COPASA.

 

16h40 às 17h30 – Debates e esclarecimentos de dúvidas.

17h30 - Encerramento do evento e café com prosa (Coffee Break).

 

05/09/2019-"Workshop sobre como participar do Projeto Hospitais Saudáveis e dos Desafios: Clima, Resíduos e Compras Sustentáveis"- (Espaço Bradesco - Rua Álvares Maciel, 611, Santa Efigênia)

 

8h30 às 9h – Credenciamento | Café com Prosa (Coffee Break).

 

9h às 12h – Oficina de trabalho visando orientar os representantes das unidades de saúde interessadas em participar dos Desafios do Clima, de Resíduos e de Compras, como aplicar os métodos de gestão e controle propostos pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis para estes desafios, assim como aspectos práticos relacionados à coleta de dados, preenchimento de planilhas e funcionamento da plataforma de gestão disponível no site do PHS. Recomendamos aos participantes que, se possível, levem seus notebooks para melhor aproveitamento dos exercícios.

INSTRUTORES: Jonas Age Saide Schwartzman, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, Ecimara Silva e Marília Mills Mattioli - PHS.

 

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Campanha Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos