E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Compras Sustentáveis



Projeto Hospitais Saudáveis

Lançamento Global do Guia de Compras Sustentáveis 2020

O poder coletivo do setor de saúde transformando a cadeia de suprimentos e o Mundo
 
Nossos sistemas e padrões de produção e consumo têm se desenvolvido às custas da saúde de nossa comunidade e do meio ambiente e da justiça social. O processo de globalização, aumentando as distâncias na cadeia de suprimento entre consumidor e produtor, aprofundou ainda mais esse desafio.
 
Todos os dias, as organizações de saúde fazem escolhas sobre os produtos e serviços que utilizam, desde medicamentos, alimentos e suprimentos hospitalares, até à fonte de energia utilizada para iluminação e alimentação dos centros cirúrgicos. O poder de compra coletivo do setor pode moldar o mercado, aumentar a procura por produtos sustentáveis, e ampliar a missão do setor de saúde para criação de uma economia de baixo carbono, sustentável e inclusiva.
 
A crise da COVID-19 expôs a fragilidade e vulnerabilidade das nossas cadeias de abastecimento globais. Também nos deu uma oportunidade de avançar no fortalecimento de cadeias de abastecimento localizadas que não só reduzem os danos ambientais, mas também proporcionam oportunidades de negócio e empregos locais.
 
Um inovador guia, com histórias de 25 organizações de saúde ao redor do mundo, oferece orientações para o desenvolvimento de uma estratégia de compras sustentáveis que dá prioridade à saúde e segurança comunitária e ambiental, ao mesmo tempo que reduz os custos.
 
Ao decidir sobre produtos e serviços, é importante as organizações de saúde considerarem não só a eficácia, mas também a pegada ambiental global, a segurança de funcionários e dos pacientes, e o impacto na comunidade.

Mais de 70% das emissões do setor da saúde provêm principalmente da cadeia de suprimentos de organizações de saúde - a produção, transporte, utilização e disposição de bens e serviços que o setor consome. – “Relatório de Pegada Climática do Setor de Saúde" Saúde Sem Dano (em inglês, Health Care Without Harm - HCWH) e Arup.

Resultado de dois anos de pesquisas, este guia foi desenvolvido pelas organizações Saúde Sem Dano (HCWH), Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (em inglês, Global Green and Healthy Hospitals - GGHH), e Practice Greenhealth e contou com a colaboração de mais de 40 especialistas para o seu desenvolvimento.
 
O lançamento global do guia de compras sustentáveis, é um importante marco dos esforços das organizações saúde e parceiros em todo mundo que têm atuado na transformação das cadeias de suprimento do setor.
 
Para acesso ao Guia de Compras Sustentáveis Completo, faça o login na área de membro do PHS com seu login e senha e clique na área da "Campanha Compras Sustentáveis”.
 
Deixamos aqui nossos mais sinceros agradecimentos a todos os envolvidos na construção do guia. São ações como essa que impulsionam processos de mudanças em nossa sociedade para criação de um futuro saudável a todos no planeta.
 
Que os temas e as propostas apresentados no guia sejam de profundo impacto para todos os membros e que as recomendações lá abordadas se moldem de forma efetiva e adaptada a cada um dos modelos de nossos membros e parceiros. O interesse pelos assuntos abordados e a participação de todos são motivo de satisfação para nós que atuamos junto as organizações e instituições de saúde no Brasil.
 
"Juntos, o nosso poder de compra coletivo pode moldar o mercado, criar pressão para produtos sustentáveis, e ampliar a nossa missão de cura para incluir também a cura ao racismo e a destruição ambiental. Temos a oportunidade de transformar a lógica econômica imoral que tornou tanto o planeta como as pessoas dispensáveis.” - Gary Cohen, Fundador e presidente - Cuidados de Saúde Sem Dano (HCWH).
 

Guia para gestão de compras sustentáveis no setor saúde

Caso seu hospital ou sistema de saúde ainda não faça parte do PHS ou da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, faça por favor sua solicitação preenchendo este formulário. Para saber mais como ser membro do Projeto Hospitais Saudáveis, consulte mais informações neste link.

NOSSOS PROJETOS

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

Desafio a Saúde pelo Clima

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde

Desafio Energia

Desafio Compras Sustentáveis

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial.

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos