E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

COVID-19



Projeto Hospitais Saudáveis

MOÇÂO: pela preservação da reciclagem e contra a incineração

Moção pelo Fortalecimento da Coleta Seletiva com Integração dos Catadores Contra a Incineração de Resíduos Sólidos Domiciliares
A pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus, vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais sem precedentes na história recente das epidemias.
 
Diversos segmentos da sociedade vivem situações graves de exclusão social e vulnerabilidade. Todas as políticas públicas e as iniciativas sociais, ambientais e econômicas devem necessariamente incluir o atendimento emergencial dessas populações e resolver problemas estruturais que as afetam.
 
 
Buscando preservar as condições para continuidade do trabalho dos catadores e de suas associações e cooperativas no contexto da pandemia da COVID-19, o Projeto Hospitais Saudávies (PHS) em parceria com o Instituto Polis e outras diversas organizações apresentam a moção em questão, que discorre sobre diversas considerações e propostas em defesa da reciclagem com participação dos catadores promovendo a economia circular, preservando o meio ambiente e gerando mais postos de trabalho do que a incineração. 
 
A COVID-19 é uma situação transitória e não podemos permitir que uma movimentação oportunista que visa transmitir a ideia equivocada de que a incineração dos Resíduos de Serviços Saúde e dos Resíduos Sólidos Urbanos traria maior proteção da sociedade frente ao risco de epidemias, ou seja, igualando os resíduos urbanos gerados durante a pandemia como Resíduos de Serviços de Saúde. Na verdade, isso é uma falácia, sob o argumento de se justificar a incineração. 
 
Convidamos você para fazer parte dessa moção e ajudar nesta causa tão essencial para uma realidade mais limpa e sustentável. Envie um e-mail para comunicacao@mncr.org.br e informe que a sua instituição gostaria de assinar e apoiar a moção.