E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

O que fazemos

Seminário Hospitais Saudáveis

O Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Sua realização é resultado da parceria com o Centro de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e com a organização internacional Saúde Sem Dano. A organização conta ainda com a participação da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM e Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

O SHS surgiu da necessidade por um evento capaz de abordar os diversos temas relacionados às questões de saúde, segurança e, principalmente, meio ambiente nos estabelecimentos de saúde, sem ficar limitado pelos recortes específicos que os eventos de cada área da saúde normalmente adotam.

Tendo os RSS como um de seus temas mais tradicionais, o SHS buscou desde o início, oferecer um fórum para o debate de experiências, problemas e soluções, com forte conotação técnica operacional, além da ênfase no respeito pelo meio ambiente e a segurança do trabalhador. Dessa forma, o SHS se coloca como uma alternativa à postura estritamente normativa, legalista ou punitiva que domina certos círculos de discussão, apresentando oportunidades de debate amplo e desenvolvimento do conhecimento, além do reconhecimento pela própria comunidade de profissionais do setor saúde, dos méritos e resultados de experiências apresentadas por seus pares.

O SHS acontece anualmente, desde 2008, com duração de dois dias, e conta, a cada edição, com a presença de um público de mais 500 profissionais (dados de 2009 e 2010) de saúde de alto nível, envolvidos principalmente nas áreas de assistência à saúde, técnicos e gestores de serviços públicos e privados, e também de saúde pública e vigilância sanitária. Também participam profissionais de saúde e segurança do trabalho, controle de infecção hospitalar, gestão ambiental e consultoria, arquitetura e engenharia hospitalar, farmacêuticos, dentistas, biólogos, fornecedores de serviços hospitalares, como higiene e tratamento de RSS, além de professores e pesquisadores de diversas áreas.

A estrutura básica do SHS contempla seis painéis temáticos, três a cada dia, uma cerimônia de abertura, na qual é entregue o prêmio "Amigo do Meio Ambiente", promovido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e uma conferência magna, abordando o tema central de cada edição, proferida por um keynote speaker internacional.

Com relação ao prêmio "Amigo do Meio Ambiente", podemos afirmar que atingiu plenamente seus objetivos, convertendo-se em importante estímulo para as iniciativas ambientais nas unidades de saúde do estado de São Paulo. Nas três primeiras edições do SHS, foram entregues 48 prêmios "Amigo do Meio Ambiente", 16 a cada ano, a diversos hospitais e diferentes unidades de saúde da rede estadual paulista.

Nos painéis de debates, são abordados temas relacionados à pauta do Projeto Hospitais Saudáveis e da organização Saúde Sem Dano, tais como: gerenciamento de resíduos; acidentes com perfurocortantes; exposição à substâncias e resíduos químicos; banimento de produtos contendo mercúrio e outras substâncias perigosas; mudanças climáticas; compras verdes; controle e redução do consumo de água e energia, edifícios sustentáveis, entre outros. Em cada painel se apresenta um especialista de destaque nacional ou internacional, abordando o tema selecionado, seguido de dois debatedores, geralmente profissionais de saúde, gestores ou pesquisadores experimentados, que contribuem para enriquecer a discussão com suas experiências práticas.

Nas três edições anteriores, os conferencias principais e os respectivos temas gerais dos seminários foram:

SHS 2008 "Responsabilidade socioambiental e experiências sustentáveis no setor saúde" - Peter Orris, MD, MPH, professor e chefe do Serviço de Medicina Ambiental e Ocupacional da Universidade de Illinois em Chicago, Professor e Diretor Associado do Centro para a Segurança e Saúde Ocupacional e Ambiental na Escola de Saúde Pública da Universidade de Illinois.

SHS 2009 "O papel do setor saúde frente os desafios ambientais globais" - Gary Cohen - Co-diretor Executivo do Health Care Without Harm, Diretor do Fundo de Saúde Ambiental de Boston e membro do Conselho Internacional da Clínica e Centro de Documentação de Sambhava que presta assistência médica aos sobreviventes do desastre com vazamento de gás tóxico em Bhopal, Índia.

SHS 2010: "O trabalhador na promoção da segurança e da sustentabilidade do setor saúde" - Dra. Susan Wilburn - Diretora Técnica de Saúde Ambiental e Ocupacional da Organização Mundial da Saúde, Genebra - Suíça

Todas as apresentações das edições anteriores do SHS (desde 2008), incluindo as conferências internacionais (keynote speakers) estão disponíveis na nossa área de Biblioteca, juntamente com os programas completos e fotos dos eventos.

Saiba mais sobre o PHS:



Próximos eventos



Veja os eventos já realizados e acesse as apresentações para download


NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos