E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Cúpula Global de Ação Climática


 

A Cúpula Global de Ação Climática, realizada em São Francisco, Califórnia, de 12 a 14 de setembro de 2018, anunciou compromissos de grandes hospitais, sistemas e centros de saúde de todo o mundo para conquistar 100% de eletricidade limpa e renovável.

Líderes de saúde reuniram-se com representantes do governo, agências internacionais e terceiro setor para promover uma maior colaboração nas metas junto a Health Care Without Harm.

Dezoito instituições de saúde, representando os interesses de mais de 1.200 hospitais e centros de saúde em 10 países, participaram deste movimento e se comprometeram a implementar 100% de eletricidade renovável em suas instalações.

Quando totalmente implementadas, essas instituições estarão, coletivamente, atendendo a mais de 23 milhões de pacientes por ano em instalações alimentadas por 3,3 bilhões de KWh de eletricidade renovável. Ao fazer isso, eles reduzirão suas emissões anuais de gases de efeito estufa em mais de 1 milhão de toneladas métricas de CO2e, o equivalente a impedir que mais de 450 toneladas de carvão sejam queimadas.

 

 

Outros compromissos importantes para abordar a mudança climática pelo setor de saúde também foram anunciados na cúpula global pela Health Care Without Harm, convidando o setor de saúde da Califórnia e trabalhar com os formuladores de políticas para apoiar as metas climáticas do estado. Os principais sistemas e organizações de saúde, incluindo a Health Care Without Harm, anunciaram uma chamada à ação sobre clima e saúde para inspirar maior defesa e ação na abordagem da mudança climática.

Os endossos iniciais foram anunciados como parte do Fórum Global de Clima e Saúde, um evento afiliado a Cúpula Global de Ação Climática. Sistemas e organizações de saúde foram convidados a se unir ao endosso que faz parte do Fórum Global de Saúde e Clima, que será entregue aos líderes mundiais na COP24 em dezembro.

Metas climáticas também oferecem benefícios de saúde significativos e demonstráveis.

Ações climáticas em energia, transporte, uso da terra, agricultura e outros setores tem o potencial de evitar milhões de mortes a cada ano.

A transformação da eletricidade em renovável , produção sustentável de alimentos, transportes, e cidades verdes reduzirão a emissão de GEE e poluentes atmosféricos, ao mesmo tempo em que reduzem a incidência de doenças, melhorando a saúde e trazendo economias significativas nos custos do setor saúde.

Os temas que relacionam “Saúde e Clima” brilharam tanto no palco principal da Cúpula Global de Ação Climática quanto nos eventos afiliados. A saúde foi representada como nunca antes em uma conferência internacional sobre o clima.

 

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos