E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

3ª Conferência Latino Americana da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e 10º Seminário Hospitais Saudáveis (CLAHVS/SHS 2017) - 09, 10 e 11 de outubro/2017 - CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO DISPONÍVEIS!


3ª Conferência Latino Americana da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e 10º Seminário Hospitais Saudáveis - 09, 10 e 11 de outubro/2017

 

ATENÇÃO: Certificados disponíveis aqui (para todos que assinaram a lista de presença ao menos dois dias)

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA CONFERÊNCIA

 

Breve estarão disponíveis na BIBLIOTECA do nosso site as apresentações (em arquivo PPT), bem como fotos, alguns vídeos, todos os trabalhos ganhadores do Prêmio Amigo do Meio Ambiente, os trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres, etc.


 

Comemorando os 10 anos do Seminário Hospitais Saudáveis, o SHS 2017 aconteceu simultaneamente à 3ª Conferência Latino Americana da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (CLAHVS), com a participação de colegas de diversos países da América Latina, numa oportunidade única de troca de experiências e networking internacional.

Excepcionalmente, este ano nosso evento não foi em setembro, e sim nos dias 09, 10 e 11 de outubro, passando a se realizar no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

 


 


Mensagem da Comissão Organizadora

Nos últimos 10 anos, o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) vem trabalhando junto com nossos membros, organizações de saúde brasileiras, e apoiadores, no incremento da eficiência ambiental do setor saúde, bem como no enfrentamento dos principais desafios da saúde pública e ambiental.

Ao completarmos 10 anos de atividades, temos o prazer de compartilhar esta data com a organização Saúde Sem Dano, que completa 21 anos de projetos internacionais e com todos os colegas da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis que, desde sua fundação em 2012, atingiu a marca de 820 membros diretos em 48 países, envolvendo mais de 25 mil unidades de saúde.

A união SHS 2017 e III CLAHVS (Conferência Latino-Americana da Rede Hospitais Verdes e Saudáveis) nos permitirá comemorarmos juntos essas marcas e também conhecermos mais sobre o trabalho dos colegas latino-americanos, que compartilham ideais e desafios, realizando um trabalho criativo e inovador que precisa ser compartilhado e debatido.

A liderança do setor saúde é o tema desta conferência. Tema que busca inspirar o setor saúde face às crises ambiental, social e econômica que se apresentam. Acreditamos que será por meio da ação de líderes de visão que os sistemas de saúde de todo o mundo conseguirão realizar as transformações necessárias à superação dos desafios da resiliência e da sustentabilidade.

Por líderes, entendemos dirigentes de organizações de saúde e governantes que carregam a grande responsabilidade de apontar caminhos. São líderes também, os pesquisadores e professores que formam pessoas e desenvolvem meios para a superação. Gerentes, chefes e todos os profissionais tomadores de decisões são também líderes nesse processo. De alguma forma, cidadãos, trabalhadores, pais e filhos, somos todos responsáveis por parcela da imensa tarefa de construir não apenas a sustentabilidade dos sistemas de saúde do século XXI, como uma sociedade social e ambientalmente justa e saudável.

No CLAHVS/SHS 2017 vamos conhecer e debater a trajetória de alguns dirigentes de organizações de saúde que se destacam na busca da sustentabilidade ambiental. Vamos discutir modelos de gestão, uso de indicadores, os papéis dos profissionais e as formas de organizar a gestão ambiental nas instituições de saúde. Vamos ainda tratar de aspectos técnicos que se destacam entre as diversas demandas ambientais das organizações de saúde, como resíduos, energia e riscos químicos.

Contamos com a sua presença na conferência e sua participação ativa nas diversas atividades que desenvolvemos, tais como o lançamento da campanha “Desafio Resíduos” e as já tradicionais “Sessão de Pôsteres”, “Prêmio Amigo do Meio Ambiente, Desafio 2020 a Saúde pelo Clima” e “Fórum Nacional de Resíduos”.

Conheça e participe da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis!

Comissão Organizadora CLAHVS-SHS 2017

 

 

Palestrantes confirmados (veja mais em nossa Programação Completa):

Jeffrey Thompson

Jeffey Thompson, médico pediatra, é Assessor Executivo e Diretor Executivo emérito da Gundersen Health, onde foi CEO por 14 anos. O Sistema de Saúde Gundersen é membro fundador da Rede global Hospitais Verdes e Saudáveis e se destaca por ser um dos sistemas de saúde dos Estados Unidos que mais investe em sustentabilidade ambiental e por desenvolver soluções inovadoras e resilientes em suas unidades hospitalares (Estados Unidos).

 

Josh KarlinerJosh Karliner é diretor global de programas e estratégia da organização Health Care Without Harm (Saúde Sem Dano). Josh irá apresentar os novos desafios lançados recentemente pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis nas área de gerenciamento de Resíduos e de Energia, complementando a campanha que já é um sucesso: Desafio 2020 - a Saúde pelo Clima (Estados Unidos).

 

 

Gonzalo Vecina NetoGonzalo Vecina Neto é médico, Mestre em Administração (Concentração em gestão de saúde) pela EAESP-FGV e Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária, Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Superintendente do Hospital Sírio Libanês. Atualmente é Presidente do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento do SUS IAD-SUS (Brasil).

 

 

Nick Watts

Nick Watts formou-se em medicina na Austrália e se especializou em Políticas Públicas de Saúde no University College de Londres onde hoje é Diretor Executivo da the Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change. Nick dirige também a Aliança da Saúde para a Mudança do Clima, que reune as principais organizações de saúde do UK e também é consultor da OMS para a Convenção da ONU sobre Mudança do Clima (Reino Unido).

 

Gonzalo Vecina Neto

Sidney Klajner é médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde também fez sua residência e depois mestrado em cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia. Atualmente é presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein - SBIBAE (Brasil)

 

 

Alexander Durán Peñafiel

Alexander Durán Peñafiel é Médico Cirurgião, especialista em Gestão e em Auditoria de Saúde, foi Diretor da Empresa Social de Saúde de Santiago de Cali cujo hospital de referência recebeu prêmios iniciativas ambientais, além de ter se destacado por projetos de inovação, eficiência, telemedicina e gestão da qualidade. Atualmente é Secretário de Saúde da cidade de Santiago de Cali (Colômbia).

 

 

Veja a relação completa de palestrantes no programa da CLAHVS/SHS 2017

 

Conheça e participe do Prêmio Amigo do Meio Ambiente (Prêmio AMA), cuja cerimônia será no dia 09 de outubro de 2017, a partir das 13 horas no Centro de Convenções Rebouças, local do evento. O Prêmio AMA, criado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária, tem como objetivo estimular e reconhecer iniciativas sustentáveis no âmbito do SUS em todo o Brasil. Regulamento do Prêmio AMA

Sessão de Pôsteres do CLAHVS / SHS é uma importante oportunidade para divulgação de trabalhos de pesquisa e experiências profissionais. Para cada pôster aceito para exposição na Sessão de Pôsteres, serão garantidas duas inscrições para seus autores. Atendendo à pedidos, este ano voltaremos com os pôsteres impressos (não haverá monitores para exposição de pôsteres em formato eletrônico).

O 10º Seminário Hospitais Saudáveis e a 3ª Conferência da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis acontecem em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, dias 09, 10 e 11 de outubro de 2017, nos seguintes horários:

Dia 09/10: das 13:00 às 17:30 horas, no "Grande Auditório" (650 lugares).

Dia 10/10: das 08:00 às 18:00 horas, no "Grande Auditório" (650 lugares).

Dia 11/10: das 08:00 às 12:30 horas, sessões simultâneas no "Grande Auditório", "Auditório Vermelho" e "Auditório Amarelo" .

Dia 11/10: das 14:00 às 18:00 horas, no "Grande Auditório"

Não perca a IV edição do Fórum de Vigilância Sanitária de Resíduos de Serviço de Saúde, dia 11/10, das 8:00 às 12:00 no Grande Auditório, este ano abordando o tema "Uso de indicadores e metas de desempenho no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde", lançado em 2016, e introduzindo o tema para o Fóum de 2018: "Listas de referência para classificação dos RSS".

Todas as palestras e sessões terão tradução simultânea Português / Espanhol / Inglês.

Dúvidas: escreva para coordenacao@hospitaissaudaveis.org ou ligue para 11 30654800



 
Atenção: Enfatizamos que esta pré-inscrição não garante sua vaga para o evento. Pedimos que aguarde a confirmação de sua inscrição por email.
 
 

Veja informações sobre edições anteriores:

 
 
 

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos