E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Líderes do setor saúde lançam a Plataforma de Liderança em Saúde e Meio Ambiente na India


Chamada de ação urgente contra a poluição do ar: Líderes do setor saúde lançam a Plataforma de Liderança em Saúde e Meio Ambiente na India

Representantes de mais de 5000 instituições de saúde e vários milhares de profissionais de saúde em todo o país, participantes da Plataforma de Liderança em Saúde e Meio Ambiente (HELP, na sigla em inglês) divulgaram dia 03 de fevereiro uma declaração conjunta para uma ação conjunta para reduzir a poluição do ar na Índia.

A declaração pediu à "todas as partes interessadas relevantes para que tomem medidas imediatas e sustentáveis a fim de melhorar a qualidade do ar na Índia e melhorar sua influência na saúde". A declaração também observou que "se a Índia perceber o seu valor demográfico, terá de enfrentar a ameaça crescente da poluição do ar, uma tarefa em que o setor saúde está pronto para auxiliar".

A Plataforma de Liderança em Saúde e Meio Ambiente também foi formalmente lançada pela Fundação de Saúde Pública da Índia (PHFI) em parceria com a Health Care Without Harm (Saúde Sem Dano). A plataforma tem como objetivo reunir líderes do setor saúde para expressar sua preocupação e mostrar liderança em relação aos impactos ambientais do setor saúde. Reconhecendo que a degradação ambiental ameaça retardar ou reverter o progresso que a comunidade de saúde pública tem realizado contra muitas doenças em um país em desenvolvimento como a Índia, a HELP terá como objetivo:

1.     Advogar pela importância da formulação de políticas intersetoriais e colaborativas para abordar os impactos da poluição ambiental na saúde.

2.     Demonstrar a liderança dos sistemas de saúde em reduzir seu impacto ambiental e no consumo de energia.

3.     Capacitar médicos em questões sobre os impactos da poluição ambiental na saúde.

Os membros também concordaram que era imprescindível trabalhar na capacitação do setor saúde em orientação na temática ambiental, ampliar a conscientização entre os profissionais da área médica sobre instituições de saúde sustentáveis e trabalhar de forma sustentada com o público em geral sobre meio ambiente e impactos na saúde.

O Prof. K. Srinath Reddy (Presidente da PHFI) declarou: "a saúde e o meio ambiente são co-dependentes, assim como a degradação ambiental prejudica a saúde de muitas formas, o setor saúde também contribui para a esta degração e a mudança do clima, por meio de suas práticas. Profissionais de saúde e guardiães ambientais ajudarão a adotar uma agenda comum, alinhar agentes de mudança, ampliar a advocacia e acelerar as ações”.

"O meio ambiente e a saúde estão estreitamente relacionados e cada um tem um impacto substancial sobre o outro. Estou feliz que a Fundação de Saúde Pública da Índia assumiu esta importante iniciativa nesta área crucial, e estou ansioso para aprimorar este fator determinante para a saúde", relaotu o Dr. Alexander Thomas, Diretor Executivo da Associação de Profissionais de Saúde da Índia e primeiro Presidente eleito da plataforma.

"Ao estabelecer a HELP, o setor saúde da Índia está se juntando a dezenas de milhares de hospitais, sistemas de saúde e organizações de saúde em todo o mundo comprometidos com a redução de sua própria pegada ambiental do setor saúde, levando a sociedade em direção a um futuro mais saudável", afirmou Josh Karliner, diretor de Programas e Estratégia do Saúde Sem Dano.

1.     O Comitê Diretor da plataforma é composto por líderes eminentes de várias organizações de saúde da Índia, incluindo: Profissionais da Saúde - Academia Indiana de Pediatria (IAP), Fórum Nacional de Neonatologia da Índia (NNF) e da Delhi Medical Association (DMA).

2.     Associações de Saúde - Associação de Profissionais de Saúde da Índia (AHPI), Federação de Saúde da Índia (NATHEALTH) e Catholic Health Association of India (CHAI).

3.     Organismos de Acreditação de Saúde - Conselho Nacional de Exames (NBE) e Conselho Nacional de Acreditação para Hospitais e Instituições de Saúde (NABH)

4.     Organizações privadas - Hospitais Apollo, Laboratórios Dr. Lal Path, SRL Diagnostics Ltd., Instituto de Ciências Médicas do PSG.

O Centro de Saúde Ambiental da Fundação para a Saúde Pública da Índia acolherá o secretariado da Plataforma.

Background

A preocupação com a saúde ambiental da Índia em sua notável história de crescimento nos últimos 30 anos resultou em expansão econômica sustentada, mas também resultou em ecossistemas em degradados e poluídos, e em uma crescente nuvem de poluição. A poluição ambiental (contaminação do ar, da água e contaminação por produtos químicos) contribui significativamente para o advento de doenças na Índia e se classifica entre os principais fatores de risco para a saúde. A crescente ameaça da mudança do clima com a alteração dos padrões de doenças e o aumento do risco de catástrofes naturais apenas aumentou a urgência de abordar estes importantes fatores determinantes para o setor saúde.

Como o setor saúde contribui para isso?

A pegada de carbono da saúde da Índia não está claramente definida, mas sabemos que é relevante. A demanda por energia consistente e confiável, água limpa e sua grande capacidade de geração de resíduos demonstra que o setor saúde tem uma pegada ambiental considerável. Com a sua pouca conectividade de rede e frequentes cortes de energia, a proliferação do uso de diesel no setor tem sido substancial, considerando neste cenário as áreas rurais que sofrem com a falta de conectividade da rede de energia elétrica. Com o consumo anual de energia por cama em um hospital multi-especialidade em torno de 14.000 kWh por ano, existe a necessidade de examinar o uso de energia, bem como outros aspectos, incluindo a gestão de resíduos e o uso da água em nível institucional. Em um nível setorial, o aumento da carga de doenças requer a capacitação dos médicos para tratar dessas exposições.

Por que o setor saúde precisa mostrar liderança

Profissionais de saúde em todo o mundo fizeram uma promessa de "Em primeiro lugar, não devemos causar danos", como articulado no juramento milenar de Hipócrates. Com a crescente ameaça de exposição ambiental à saúde humana, os profissionais de saúde precisam tomar uma posição firme sobre as causas por trás dessas exposições e articular o caminho para enfrentá-las de maneira sustentável. Devido ao seu tamanho e influência, o setor saúde pode desempenhar um papel de liderança único na mitigação e educação do público em geral sobre as consequências da degradação ambiental. O setor está bem posicionado para "liderar com o exemplo" em termos de redução de sua pegada ambiental, demonstrando como a mitigação pode produzir benefícios tangíveis e imediatos para a saúde.

Faça o download da carta de compromisso (em inglês)

Fotos:

 

(Da esquerda para a direita) Dr. Srinath Reddy, Presidente, PHFI; Dr. Alexander Thomas, Diretor Executivo da Associação de Profissionais de Saúde da Índia (AHPI) e primeiro presidente da HELP; Josh Karliner, Diretor Internacional de Programas e Estratégia, Health Care Without Harm (EUA) no lançamento da Plataforma de Liderança em Saúde e Energia (HELP) na Fundação de Saúde Pública da Índia (PHFI), Nova Delhi, Índia.

 

A primeira reunião da Plataforma de Liderança em Saúde e Meio Ambiente (HELP) na PHFI em Nova Delhi.

Clique aqui para visitar a galeria de imagens

 

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos