E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Newsletter de dezembro/2013 da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (HVS)


Prezados(as) membros, parceiros e amigos do Projeto Hospitais Saudáveis – PHSNewsletter de dezembro 2013 da Rede Global HVS

É com satisfação que divulgamos mais uma edição do Newsletter (veja também versão em Inglês ou edições anteriores), com as novidades sobre a Rede Global HVS em todo o mundo. Com menos de dois anos desde seu lançamento, o que era um sonho ousado, tornou-se realidade e já conta com a participação de milhares de organizações de saúde em todos os continentes!

Temos muito a comemorar neste final de 2013. Atingimos o número de 95 organizações brasileiras membros da rede global, sendo que seis são sistemas de saúde que gerenciam mais de 140 hospitais. Dentre os membros brasileiros, 48 já formalizaram seu compromisso com objetivos da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis (ver lista completa) e já estão desenvolvendo seus Estudos de Caso.

Um ano marcado por muitas realizações!

A sexta edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2013), realizada em setembro passado recebeu cerca de 700 participantes e mais de 40 palestrantes, sendo quatro internacionais. Pela primeira vez, tivemos sessões simultâneas em três auditórios que permaneceram lotados todo o tempo. As experiências apresentadas na Exposição de Pôsteres e a premiação Amigo do Meio Ambiente tiveram também recorde de interessados e se superaram na qualidade dos trabalhos. Todo o material desta e das edições anteriores do SHS está disponível na Biblioteca do nosso site. Aproveitamos para reconhecer e agradecer a fundamental colaboração dos parceiros na realização do SHS: Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES-CVS), Hospital Sírio Libanês (HSL), Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e Saúde Sem Dano (SSD), além das diversas outras organizações apoiadoras que contribuem para um SHS melhor a cada ano.

Reservem desde já a primeira semana de setembro próximo para o SHS 2014!

Dentre todas as iniciativas de 2013, talvez a mais empolgante seja o avanço da Rede GGHH (Global Green and Health Hospitals) no mundo e no Brasil, onde é chamada Rede Global HVS (Hospitais Verdes e Saudáveis). Além do acréscimo de muitos novos membros, muitos Estudos de Casos já foram publicados (ver em Português, em Inglês e em Espanhol) e muitos outros estão a caminho, assim como Guias para manejo de resíduos e de substâncias químicas, ferramentas de auto avaliação, fórmulas para construção de indicadores, etc.

Está em fase final de testes o GGHH Connect, um sistema de comunicação para nossa rede social que estará disponível para todos os membros no Brasil e no mundo em início de abril. Através dessa ferramenta, será possível a até 3 representantes por organização membro, criar e administrar seu perfil na rede, se mantendo informado e participando de webinars, reuniões virtuais e grupos de trabalho, podendo enviar perguntas para experts cadastrados por temas e ainda acessar todo o conteúdo produzido na rede. Tudo em escala mundial, mas com uma interface em português.

Em 14 e 15 de novembro passado, realizamos em Buenos Aires a “Conferencia Latinoamericana de la Red Global de Hospitales Verdes y Saludables”, que contou com membros da rede GGHH de mais de 12 países do continente, incluindo vários brasileiros que discutiram os avanços na redução dos impactos ambientais no setor saúde. Como resultado do trabalho conjunto com o projeto , foi lançado na conferência a primeira versão do Guía para la sustitución de químicos peligrosos en el sector salud (em Espanhol).

A campanha Saúde Sem Mercúrio, iniciativa mundial da OMS junto com HCWH também teve grandes avanços. O PHS realizou mais três seminários regionais promovendo o debate em capitais do nordeste e centro-oeste do Brasil (veja mais sobre os seminários de mercúrio em 2013). A campanha Saúde Sem Mercúrio tem tido papel importante entre os esforços que levaram os governos de mais de 100 países a aprovar o Tratado de Minamata, em outubro passado no Japão. O Brasil, como signatário desse tratado, terá até 2020 para eliminar termômetros e esfigmomanômetros no setor saúde. Trabalhamos agora pela ratificação do tratado no Brasil e sua tradução em políticas e ações para a total eliminação do mercúrio no setor, com apoio e participação direta das organizações de saúde.

2014 chega com muitos desafios, repetir o compromisso e a qualidade do que já conquistamos e seguir atrás do futuro que queremos, enfrentar o novo. De 2013, guardaremos boas lembranças, do apoio, aprendizado e tolerância dos colegas e parceiros e a satisfação de que fizemos alguma diferença para que o mundo seja mais justo e sustentável.

Boas festas e um ótimo ano para todos.

Cordialmente,

Equipe Projeto Hospitais Saudáveis

 

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos