E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

Governos de 130 países concordam com a eliminação de mercúrio no setor saúde até 2020


 

Genebra, 19 de Janeiro de 2013 - Após extensas reuniões, na quinta e última rodada de reuniões do Comitê Intergovernamental de Negociação sobre Mercúrio (INC5), uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os governos de mais de 130 países concluíram o texto de um tratado global juridicamente vinculante sobre o mercúrio, metal pesado bioacumulativo que está envenenando o suprimento mundial de peixes, ameaçando a saúde pública e o meio ambiente. Dentre outras medidas, o texto do tratado determina o fim da fabricação, importação e exportação de termómetros e dispositivos de pressão arterial (esfigmomanômetros) com mercúrio até 2020 (prorrogável por até 10 anos para países com dificuldades para atender essa meta).

A transição para alternativas mais seguras já vem sendo realizada em dezenas de países que se uniram à iniciativa conjunta da OMS com a ONG internacional Saúde Sem Dano. A campanha Mercury-free Healthcare foi criada em 2008 com o objetivo de fomentar e dar suporte à substituição do mercúrio no setor saúde em todo o mundo. Essa campanha é conduzida no Brasil pelo Projeto Hospitais Saudáveis, com o nome de Saúde Sem Mercúrio e já conta com a participação de diversas instituições, incluindo cerca de 40 hospitais pioneiros, número esse que vem crescendo rapidamente devido ao trabalho desenvolvido no país desde 2009.

O tratado concluído em Genebra deverá ser assinado durante uma conferência diplomática a ser realizada em outubro no Japão. Em seguida, os governos deverão ratificá-lo para que entre em vigor como parte da legislação de cada país.

Leia o texto na íntegra em Português, Inglês ou Espanhol

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos