E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Notícias

PHS LANÇA NOVA CAMPANHA: Desafio Energia


O Projeto Hospitais Saudáveis em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e a Consultoria Mitsidi Projetos lança no último dia 08 durante a 13º edição do Seminário Hospitais Saudáveis realizado de 07 a 10 de dezembro em transmissão ao vivo pelo canal do youtube a nova campanha, "Desafio Energia" que tem como objetivo apoiar o setor saúde brasileiro para intensificar ações de eficiência energética em suas operações e incrementar uso de energia renovável e, com isso, impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono.
 
Esta iniciativa, propõe a ser um instrumento de gestão de energia dentro das unidades de saúde com vistas a geração de diagnóstico energéticocriação da cultura de sistematização de dadospromoção do uso racional da energia e subsídio na tomada de decisão de ações de eficiência. Para além dessas aspirações locais, ou seja, em cada unidade de saúde, pretendemos que o Desafio seja um instrumento de organização setorial, criando engajamento na problemática da questão da energia e trabalhando pelo fornecimento de saídas. Almeja-se como objetivo sistêmico da campanha a promoção de uma ação integrada com uma construção ampliada com o objetivo de mostrar a liderança que o setor saúde pode ter nas questões mais prementes de nosso tempo sendo elas a questão climática e energética em toda a profundidade de sua inter-relação.
 
É crescente a percepção social dos riscos associados à mudança climática e à geração de energia. Possíveis consequências de disrupções no sistema climático da Terra são eventos extremos de secas, ondas de calor, incêndios florestais, alteração no regime de chuvas, impacto na produção de alimentos, migrações em massa dentre outros exemplos. No caso do sistema energético, as emissões de gases de efeito estufa associadas a geração elétrica alimentam o processo de aquecimento global e os elementos já citados. Para além deles, impactos locais graves são observáveis, como o deslocamento de populações, a emissão de poluentes, alteração de usos da terra, dentre outros. Esta situação mostra a grande necessidade de atuarmos na maneira como geramos, mas, mais principalmente, como consumimos energia, pois o consumo é a maneira de menor prazo para agir.
 
Convidamos todas as organizações do setor saúde a fazerem parte do Desafio Energia e a colaborarem ativamente com esta iniciativa por meio do engajamento de suas unidades respondendo os questionários, fornecendo ideias e feedbacks de melhorias.
 
 
Participem do Desafio Energia! Clique aqui