E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

O que fazemos


Campanha Saúde Sem Mercúrio



Participe da nova fase da Campanha Saúde Sem Mercúrio, o Cadastro Nacional Saúde Sem Mercúrio, uma iniciativa do PHS, com apoio de SSD e PNUMA.


Os novos rumos da Campanha Saúde Sem Mercúrio

Em fins de 2013, após debates e negociações promovidos pela ONU, o governo brasileiro assinou junto com mais de 140 países, a Convenção de Minamata sobre Mercúrio, que define prazos para a redução, controle e eliminação do mercúrio em processos industriais e artesanais em todo o mundo. O setor saúde tem sua parcela de responsabilidades nesse tratado uma vez que terá até 2020 para banir definitivamente o uso de dispositivos como termômetros e esfigmomanômetros contendo mercúrio.

Após muitos anos de esforços, a campanha mundial “MercuryFree Healthcare”, uma iniciativa de Saúde Sem Dano (SSD) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) atingiu seu objetivo principal, a construção de um tratado mundial com efeito legal para eliminação dos dispositivos médicos com mercúrio. Após esta conquista, a campanha MercuryFree Healthcare, que era operacionalizada no Brasil desde 2008 pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) foi dada como concluída e novas estratégias começaram a ser definidas.

Iniciamos agora para uma nova etapa no caminho para a eliminação do mercúrio na assistência à saúde. Cada país signatário da Convenção de Minamata deverá regulamentar a transição nacionalmente, bem como estabelecer meios para que alternativas tecnológicas estejam acessíveis e que os dispositivos contendo mercúrio sejam destinados de forma segura. Para isso se desenvolva da forma mais efetiva possível, será fundamental conhecermos, nas diferentes regiões do Brasil, as condições de acesso às opções em tecnologias livres de mercúrio e aos sistemas de destinação dos dispositivos tirados de uso e dos resíduos contendo mercúrio.

Para isso, PHS e SSD retomam a campanha Saúde Sem Mercúrio no Brasil, agora tendo como meta traçar um perfil nacional que subsidie o planejamento de ações, bem como, permita o acompanhamento da evolução das medidas que venham a ser adotadas.


Quem pode participar do Cadastro Nacional Saúde Sem Mercúrio

O Cadastro Nacional Saúde Sem Mercúrio é uma iniciativa de grande envergadura, que não seria viável sem o apoio dos diversos parceiros e apoiadores que se juntaram a esta campanha nos últimos anos.

Convidamos às organizações de saúde de todas as regiões do Brasil, para que contribuam com esta iniciativa fornecendo suas informações à respeito das condições que enfrentam para substituição dos dispositivos contendo mercúrio, termômetros e esfigmomanômetros, conforme suas condições internas, locais e regionais.


Podem participar:
  • todos os tipos e portes de organizações que prestem qualquer tipo de assistência à saúde;
  • unidades que ainda usam dispositivos com mercúrio ou aquelas que já fizeram a substituição;
  • instituições públicas ou privadas, com ou sem fins de lucro, pertencentes à redes ou atuando individualmente;
  • membros ou não do PHS ou da Rede Global HVS, bem como participantes do MercuryFree Healthcare.



Como participar e preencher o formulário

Clicando no link ao final desta página, você irá acessar o formulário do Cadastro Nacional Saúde Sem Mercúrio.

Se sua organização for membro do PHS, a senha de acesso de usuário será solicitada após o preenchimento do CNPJ da organização. Se você não tiver esta senha, procure o representante de sua organização junto ao PHS antes de continuar.

O preenchimento do cadastro não deverá tomar mais que 15 minutos. Caso precise interromper o preenchimento antes do final, clique em “ENVIAR” ao final da página e anote o código de acesso que lhe será fornecido em seguida. Esse código lhe permitirá voltar ao formulário a qualquer tempo para complementar ou corrigir informações.

O formulário do Cadastro Nacional Saúde Sem Mercúrio é composto por duas partes.

Na primeira parte são solicitadas informações sobre o perfil de sua organização. Esses dados são muito importantes para que se possa analisar as informações da segunda parte tendo em conta a localização e a tipologia das organizações participantes, por isso, quase todas as questões são assinaladas com “*”, indicando preenchimento obrigatório.

Na segunda parte, quase todas as perguntas são opcionais, ainda que seja desejável que todas sejam respondidas. A única questão obrigatória é a que oferece a escolha entre autorizar ou não a inclusão do nome da organização na relação de participantes da pesquisa. Esclarecemos que essa lista de participantes relacionará apenas os nomes e cidades das organizações participantes, sem divulgar nenhuma outra resposta ou dado.


Condições de participação e responsabilidades

Antes de iniciar o preenchimento, certifique-se junto à direção de sua organização de que você está autorizado a representa-la, respondendo a esta pesquisa. O PHS não se responsabiliza pela veracidade das informações fornecidas pelos respondentes. Ao participar desta iniciativa o respondente concorda com as condições de participação e responsabilidades aqui estabelecidas.

Todas as informações coletadas no site do PHS são submetidas à nossa Política de Privacidade.

O PHS deverá publicar relatórios periódicos sobre a evolução do Cadastro Nacional Saúde Sem Mercúrio, sempre apresentando apenas dados consolidados por regiões ou categorias de organizações e as correspondentes análises. Informações individuais só serão divulgadas mediante autorização expressa do responsável pela organização em questão.


  • Clique aqui para iniciar o preenchimento


  • NOSSOS PROJETOS

    Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

    Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

    Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

    Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

    PARCERIAS

    O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

    PARTICIPE DO PHS

    Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos