E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis



Palestrantes confirmados

O SHS 2015 contará com duas conferências principais (keynote speakers), 3 painéis de debates, com 3 palestrantes e um moderador cada um, um workshop sobre inventário de emissões de carbono em unidades de saúde segundo a sistemática do GHG Protocol do Brasil com 3 instrutores/debatedores, a segunda edição do Fórum Nacional de Resíduos de Serviços de Saúde, com uma banca de 5 moderadores e diversos debatedores, além da mesa de abertura e cerimônia de entrega do Prêmio Amigo do Meio Ambiente com diversas personalidades do setor saúde. Teremos também o lançamento do Desafio Global 2020 - A saúde pelo clima e da cerimônia de reconhecimento às organizações brasileiras membros da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis.

Com todas essas atividades, o SHS se torna uma maratona de apresentações e debates, com muitos palestrantes. Fiquem atentos às atualizações desta página, onde serão inseridos gradualmente todos nomes e currículos dos participantes confirmados.

Keynote Speakers:

 

Linda RudolphLinda Rudolph é diretora do Centro para Mudança Climática e Saúde do Instituto de Saúde Pública (Center for Climate Change and Health at the Public Health Institute) em Oakland, Califórnia. Antes disso, foi Diretora Adjunta de Prevenção de Doenças Crônicas e Promoção da Saúde no Departamento de Saúde Pública na Califórnia (California Department of Public Health) onde, entre outras atividades, presidiu o Conselho da Força Tarefa para Inserção da Saúde em todas as Políticas Públicas e o Grupo de Trabalho para Ação Climática da Califórnia.

Dra. Linda Rudolph foi Secretária de Saúde e Diretora de Saúde Pública da cidade de Berkeley e Diretora Médica do Medi-Cal Managed Care. Formou-se em Medicina pela Universidade da Califórnia, em San Francisco, tem mestrado em Saúde Pública pela Universidade da Califórnia em Berkeley e é médica do trabalho credenciada.

Autora principal de "Saúde em Todas as Políticas: Um Guia para Governos Estaduais e Municipais" (Health in All Policies: A Guide for State and Local Governments), a Dra. Linda é especialmente comprometida com a integração entre medicina e saúde pública e tem interesses nas áreas de desenvolvimento saudável das crianças e dos adolescentes e na prevenção de doenças crônicas.

 

Jorge Abrahão

Jorge Abrahão é Diretor Presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. É membro dos Conselhos do Global Compact da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Fórum Social Mundial, da Comissão de Transparência e Controle do Senado Federal e do Conselho da Cidade de São Paulo. Integra também os Conselhos de organizações como ISE- Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo, da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, da Atletas pelo Brasil e do Global Reporting Initiative (GRI).

 

Palestrantes confirmados: 

Adhemar Dizioli Fernandes Adhemar Dizioli Fernandes é Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1984) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Diretor do Grupo Técnico de Edificações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Professor de Projeto do Curso de Arquitetura da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Vice Presidente de Marketing da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar - ABDEH. Atua desde 1985 na área de Projetos e Gerenciamento e Obras de Edifícios Assistenciais de Saúde.

 

Anne Hélène Fostier

Anne Hélène Fostier, Graduada em Biologia Oceanográfica, Mestre em Ecologia, Doutora em Oceanografia (todos os diplomas obtidos em universidades Francesas). Pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP-Piracicaba). Professora no Instituto de Química da Unicamp desde 1998, Anne desenvolve pesquisas sobre fontes de emissão e ciclo biogeoquímico do mercúrio há mais de 20 anos. Mais recentemente iniciou pesquisa sobre impactos dos fármacos no ambiente.

 

Carlos Eduardo GuimarãesCarlos Eduardo Guimarães é Tecnólogo em Sistemas Biomédicos, formado pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, especialista em Engenharia Clínica, diretor da empresa Acquamedic Manutenção em Equipamentos Hospitalares Ltda, especializada em Sistemas de Tratamento de Água para Hemodiálise.

  

 

 

Cybele Aparecida Ferreira Ioshida Cybele Aparecida Ferreira Ioshida, Enfermeira formada pela Universidade de Enfermagem e Obstetrícia de Guarulhos, pós-graduada em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização, cursando MBA em CME, com 13 anos de experiência, atualmente Coordenadora da Central de Material e Esterilização do Hospital Santa Catarina.

 

 

Diego Ramos Diego Ramos, Especialista de Sustentabilidade do Projeto Hospitais Saudáveis, é gestor ambiental, especialista em gestão de negócios, marketing e tecnologias ambientais e mestre em administração de empresas – Linha Gestão Socioambiental e Saúde – FGV/EAESP 

 

 

 

Eduardo Jorge

Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho é médico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com residência em Medicina Preventiva e em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou como médico sanitarista da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, onde ainda atua. Militou no movimento estudantil e no PCBR, tendo sido preso por duas vezes durante a ditadura. Atuou em movimentos populares na periferia de São Paulo, a partir de 1974, e organizou os primeiros conselhos populares de saúde. Foi deputado estadual e federal pelo Partido dos Trabalhadores por várias legislaturas, tendo se filiado ao Partido Verde em 2004. É coautor da legislação constitucional sobre Seguridade Social e o SUS autor ou coautor de leis nas áreas de saúde e meio ambiente. Por duas vezes foi secretário de Saúde e também por duas vezes secretário do Meio Ambiente do Município de São Paulo. Foi candidato a presidente da República na eleição presidencial em 2014.

 

Érica Lui ReinhardtÉrica Lui Reinhardt é Bacharel em Ciências Biológicas, Especialista em Saúde Pública, Mestre em Biotecnologia e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho. Tem experiência nas áreas de Biossegurança, Saúde Ocupacional e Biotecnologia, realizando estudos com os seguintes temas: trabalho noturno e efeitos à saúde, riscos biológicos e biossegurança em serviços de saúde.

 

Fernando Medeiros Fernando Medeiros é Engenheiro Químico com especialização em Energias Renováveis e Geração Distribuída pela Poli-USP e Engenharia Ambiental pelo SENAC. Desde 2005 atua na área de gerenciamento ambiental e desde 2010 é sócio-diretor da Energybras com atuação em projetos de energias renováveis relacionados  à gestão energética, geração distribuída de energia e comercialização de energia, voltado para os seguimentos: Solar Fotovoltaica; Eólica; Biomassa; Auditorias Energéticas. Possui experiência internacional na Espanha, EUA e China, no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias e produtos.

 

George MagalhãesGeorge Magalhães é é coordenador do Programa Brasileiro GHG Protocol e das atividades do Registro Público de Emissões, ambas iniciativas do GVces. Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, integrou a equipe da CETESB que desenvolveu o “2º Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa – Relatório de referência sobre tratamento de resíduos sólidos e efluentes” e que coordenou o “1º Inventário Estadual de Emissões Antrópicas de GEE Diretos e Indiretos de São Paulo”.

 

  

Gilson QuinagliaGilson Alves Quináglia é doutor em química na área de química analítica pelo Instituto de Química da USP, mestre em Saúde Ambiental pela USP- Faculdade de Saúde Pública e pós graduado em Engenharia de Controle da Poluição pela USP-Faculdade de Saúde Pública. É especialista na área de espectrometria de absorção e emissão atômica aplicada às amostras ambientais (água, solo e sedimentos) e biológicas (peixe, sangue e músculo de peixe, ossos, tecidos vegetais e invertebrados bentônicos). Trabalha na CETESB desde 1986 em laboratórios de análises ambientais, professor de química ambiental, química geral e inorgânica, e coordenador do curso de Pós-graduação em Química Ambiental e Tecnologia em Gestão Ambiental das Faculdades Oswaldo Cruz. Atualmente é gerente do setor de análises toxicológicas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo realizando trabalhos com biomarcadores de exposição, testes de toxicidade aguda com bactéria Vibrio fischeri (Sistema Microtox), teste Calux, atividade estrogênica (endocrine disruptors), metais em material biológico, entre outros. Em 2012, como autor, lança o livro intitulado Caracterização dos Níveis Basais de Concentração de Metais.

 

Gonzalo Vecina NetoGonzalo Vecina Neto é Médico, Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo e Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Foi também o primeir Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA, tendo participado de sua criação. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988. Superintendente corporativo do Hospital Sírio Libanês desde 2007.

 

Heloisa Pacheco-FerreiraHeloisa Pacheco-Ferreira é Profa. Adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Coordenadora do Ambulatório de Toxicologia Clínica Ambiental e Ocupacional do HUCFF/UFRJ. Experiência na área de Neurotoxicologia e Toxicologia Clínica, com pesquisas em neurotoxicidade de substâncias químicas (agrotóxicos, mercúrio e solventes) e doenças neurológicas. Professora e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (UFRRJ-UFRJ). Pesquisadora (2011-2013) do INCT de Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Amazônia (INPeTAm). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1986), especialização em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1990), especialização em Neurologia pela UFF (1994), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Ciências: Desenvolvimento Sócio-Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2001). 

 

Jonas Age Saide SchwartzmanJonas Age Saide Schwartzman é Engenheiro Ambiental pela UNESP - Campus Sorocaba. Especialista em Gestão e Controle Ambiental em Serviços de Saúde pela UNIFESP. Engenheiro de Segurança do Trabalho pelo PECE-POLI/USP. Possui experiência na área de Resíduos Sólidos, Resíduos de Serviços de Saúde, Reciclagem, Polímeros e Educação Ambiental. Atualmente, trabalha como Engenheiro Ambiental Corporativo nas Unidades Afiliadas da SPDM. Diretor Financeiro da Associação Civil Projeto Hospitais Saudáveis. Professor dos cursos de Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Segurança do Trabalho pela UniPaulistana.

 

Josh KarlinerJosh Karliner é Coordenador Internacional e Diretor de Projetos Globais da organização Health Care Without Harm (Saúde Sem Dano) desde 2005, onde supervisiona projetos como a “Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis” (Global Green and Healthy Hospitals) e o “Desafio 2020: a saúde pelo clima” (2020 Healthcare Challenge) . Tem mais de 25 anos de experiência em projetos ambientais e de direitos humanos tendo promovido a iniciativa conjunta com a Organização Mundial da Saúde “Mercury Free Healthcare”. É autor de dois livros e diversas publicações técnicas e acadêmicas sobre políticas globais de saúde e meio ambiente.

 

Karen Friedrich Karen Friedrich é graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Tecnologista Pleno do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz e da UNIRIO, onde é Professora Adjunta. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária da Fiocruz onde atua na área de Toxicologia e Vigilância Sanitária com ênfase na avaliação toxicológica de medicamentos e agrotóxicos, é membro do GT Saúde e Ambiente da ABRASCO e uma das autoras da última edição, recentemente lançada, do “Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”

 

Leonardo Chamone Cardoso Leonardo Chamone Cardoso – Engenheiro Mecânico pela PUC-MG, com mais de 15 anos de experiência em projetos e instalações de sistema de aquecimento solar de água, atualmente é gerente técnico da Solis que atua na fabricação, distribuição, projeto e instalação de aquecedores solares.

 

 

 

Luis Sérgio Ozório ValentimLuis Sérgio Ozório Valentim é arquiteto, especialista em gestão ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É Diretor da Divisão de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo – SP. Representante da Secretaria de Estado da Saúde nos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente (CONSEMA) e de Recursos Hídricos (CRH). Autor dos livros “Requalificação urbana, contaminação do solo e riscos à saúde” e “Sobre a produção de bens e males nas cidades: estrutura urbana e cenários de risco a saúde em áreas contaminadas na Região Metropolitana de São Paulo”.

 

Nathalia Rianho Pereira

Nathalia Rianho Pereira é Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, Pós Graduanda em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo, responsável pela Gestão do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital do Rim de São Paulo

 

 

 

Neilor CardosoNeilor Cardoso – Engenheiro Ambiental da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Possui projetos na área de resíduos de serviço de saúde, coleta seletiva e compostagem, educação ambiental, eficiência energética e mudanças climáticas. Atualmente é responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental do Hospital Municipal da Vila Santa Catarina.

 

 

 

Paulo SaldivaPaulo Hilário Nascimento SaldivaFormado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, doutorado em 1983, Livre-Docente em 1986 e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1996. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada. Ciclista e gaitista.

 

 

Tuane Guacira NovelliTuane Guacira Novelli  Nutricionista Clínica Ambulatorial no Instituto do Câncer de São Paulo Octávio Frias de Oliveira - ICESP (FFM-USP). Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, pós-graduada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo e Especialista em Nutrição hospitalar em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente - Hospital AC. Camargo (São Paulo - SP)

 

 

Ulisses ConfalonieriUlisses Eugenio Cavalcanti Confalonieri possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1973), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências (Parasitologia) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Ciências (Parasitologia) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade da Califórnia, Berkeley (1983). Atualmente é professor titular da Fundação Oswaldo Cruz, professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Epidemiologia e Ecologia de Processos infecciosos e parasitários humanos e de animais, especialmente as doenças emergentes, entomologia médica, saúde de ecossistemas naturais e impacto de mudanças ambientais globais na saúde, em especial na dinâmica dos processos infecciosos.Coordenou grupos de trabalho no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e no Millennium Ecosystem Assessment. Coordena o projeto de saúde do Earth System Science Partnership. É membro do comitê de doenças infecciosas do Group on Earth Observations e do comitê de saúde da Organização Meteorológica Mundial. Participa dos comitês assessores internacionais do Instituto da Água, Ambiente e Saúde, da Universidade das Nações Unidas e do Instituto do Clima e Sociedade, da Universidade de Colúmbia, Nova York. É membro do grupo de referência temática sobre Agricultura, Ambiente e Doenças Infecciosas da Pobreza , do Tropical Diseases Research, Organização Mundial da Saúde.

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos