E-mail Facebook Twitter

Projeto Hospitais Saudáveis

Seminário Hospitais Saudáveis



Mensagem da Comissão Organizadora do SHS 2015

Você está preparado para os efeitos das mudanças climáticas?
 
Crises hídrica e energética, desastres naturais e eventos climáticos extremos, convulsões econômicas e sociais associadas queda nos níveis de renda de grandes parcelas da população mundial, ao desemprego e à precarização do trabalho, queda drástica na oferta e na qualidade de alimentos e aumento da poluição nas águas, no ar e nos produtos consumidos.
 
As projeções dos principais institutos de pesquisas mundiais apontam para um cenário de aumento da carga de doenças na população mundial e, mais especialmente, entre grupos mais vulveráveis, situação que será agravada por crescente escassez de recursos para assistência e prevenção em saúde, assim como para outras ações de caráter social, essenciais em períodos de crise.
 
Estas e muitas outras consequências negativas das mudanças climáticas configuram ameaças diretas à sustentabilidade dos sistemas de saúde que já sofrem os impactos do envelhecimento das populações e da crescente complexidade da assistência à saúde.
As mudanças climáticas trarão novas pressões de demanda e de custos para o setor saúde cobrando crescimento sem precedentes na sua capacidade de resposta. Muito dessa resposta dependerá da nossa capacidade de ampliar a eficiência no uso dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis, bem como da resiliência em nossas operações, o que significa, a capacidade de recuperar o ambiente ante nossos impactos. Pensando ambientalmente, trata-se de produzir mais assistência e uma assistência mais efetiva, consumindo menos recursos naturais, emitindo menos gases de efeito estufa e não ultrapassando os limites do meio ambiente.
 
De onde virá esse necessário ciclo de eficiência e resiliência? A gestão em saúde desenvolveu-se bastante nas últimas décadas, mas pouco avançou nas questões ambientais. Essa defasagem hoje se apresenta como grande desafio de inovação em produtos e processos que deverá ser vencido pelas organizações de saúde com a indispensável contribuição de governos, usuários e, principalmente, fornecedores que compõem o complexo produtivo da assistência.
 
Consoante com nossa missão de contribuir para um setor saúde socialmente responsável, seguro e sustentável, o SHS conclama as organizações de saúde a refletir sobre seu papel na mitigação das mudanças climáticas e na construção de sistemas de saúde mais resilientes.
 
Paralelamente, apenas os esforços na ponta da assistência, não trarão resultados satisfatórios sem o debate amplo sobre os condicionantes sociais e ambientais de saúde, que permitam avanços necessários no campo da saúde pública ambiental.
 
Os profissionais e as organizações de saúde podem assumir papel destacado, inspirando pelo exemplo a construção de uma economia de baixo carbono, aplicando práticas inovadoras nas próprias unidades de saúde enquanto lideram o debate acerca dos principais temas da saúde ambiental.
 
É por acreditar nesse potencial que o SHS segue promovendo o debate técnico em temas como água, energia, resíduos, segurança química, entre outros, enquanto mobiliza e conscientiza os profissionais e dirigentes do setor saúde para questões que, um última análise, dizem respeito à sustentabilidade das organizações de saúde e ao futuro que queremos para nosso planeta.
 
O Projeto Hospitais Saudáveis, como representante no Brasil da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis estará realizando no segundo dia do SHS (2/setembro) o lançamento nacional do “Desafio 2020 – A saúde pelo clima”, uma iniciativas global que visa mobilizar o setor saúde para a tomada de ações concretas em 3 frentes:
  1. Mitigação: redução das emissões de gases de efeito estufa no setor saúde;
  2. Resiliência: preparação para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos e as mudanças nos padrões de doenças
  3. Liderança: informar aos profissionais de saúde e às comunidades na promoção de políticas de proteção da saúde pública frente às mudanças climáticas.
Esperamos que esta edição do SHS contribua para uma maior reflexão das organizações e profissionais de saúde sobre esta importante crise que se avizinha.
 
Contamos com a participação e o apoio de todos que já conhecem nosso trabalho e de todos que desejem juntar-se a esta missão. Agradecendo a todas as pessoas e organizações que tornaram possível mais este seminário, desejamos a todos um encontro produtivo, agradável e inspirador.
 
Saudações,
Comissão Organizadora do SHS 2015

NOSSOS PROJETOS

Seminário Hospitais Saudáveis - SHS é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis. Saiba Mais

Saúde Sem Mercúrio - O mercúrio é tema de campanha mundial. Saiba Mais

Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis - Saiba mais

Desafio 2020 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Endosso COP 23 a Saúde pelo Clima - Saiba mais

Desafio Resíduos de Serviço de Saúde - Saiba mais

PARCERIAS

O Projeto Hospitais Saudáveis é ponto focal no Brasil da organização internacional Saúde Sem Dano. Saiba mais

PARTICIPE DO PHS

Receba nossos boletins, notícias e divulgação de eventos.Torne-se membro do PHS ou cadastre-se para receber notícias e divulgação de eventos